Prepare-se para os gastos com a Documentação do Imóvel!
Muitas pessoas acham que o valor efetivo do imóvel é o único com que terão de se preocupar ao adquirir seu imóvel próprio. Porém, a compra imobiliária envolve também alguns outros gastos, dentre os principais, os gastos com a documentação necessária. Nós aqui da Saul Souza Imóveis fizemos esse texto para ajudar você a se programar para esses gastos extras e estar bem preparado para realizar seu sonho do imóvel próprio!
O primeiro deles é o IBTI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis), cobrado nos casos de transferência de propriedade e coberto pelo comprador do imóvel. Em Santa Maria, a taxa de IBTI é de 2,15% sobre o valor total do imóvel. No entanto, esse valor pode chegar a 1% se o imóvel for financiado dentro do Sistema Financeiro Habitacional ou adquirido através de cooperativas habitacionais. Você pode checar esses números em: http://www.santamaria.rs.gov.br/financas/171-duvidas-frequentes
O segundo gasto com documentação é o Registro de Compra em Cartório. Ele é necessário para que o imóvel passe do nome do vendedor para o seu nome, do comprador. Estes valores são fixados por lei estadual, e são os mesmos para todo o Rio Grande do Sul. Porém, eles variam de acordo com o valor total do imóvel.
Essa despesa pode ter um desconto de 50% se for a sua primeira aquisição de imóvel e você estiver realizando a compra pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Esse direito é garantido pela Lei 6.015/73, então não deixe de exigi-lo! Mas é importante saber que, se pessoa já foi proprietária de um apartamento ou casa (mesmo que não o tenha mais) ou recebeu de herança ou por meio de doação, não tem direito ao abatimento de 50% referente à primeira compra.
Outra documentação que, embora não seja obrigatória, serve como garantia de que o dono do imóvel não tenha apontamentos é o jogo de certidões. Já quem optar pelo financiamento do imóvel também terá de pagar uma taxa ao banco pela vistoria que avalia se o preço do imóvel realmente corresponde ao que é justo. Para saber mais sobre financiamento, clique AQUI.
Todas essas despesas normalmente somam 4% ou 5% do valor total do imóvel. Por isso é importante estar bem preparado para elas. E, caso esses valores fiquem muito pesados no bolso, também podem ser incluídos no financiamento bancário. O que importa é ter todos os documentos certinhos para garantir seu novo imóvel!
E claro, nós da Saul Souza estamos 100% à disposição para auxiliá-lo com toda a documentação necessária para você adquirir seu imóvel!
É só entrar em contato com um de nossos corretores.
Aproveite também para participar da nossa Semana dos Sonhos Saul Souza.
Serão 5 dias (de 26 de Fevereiro a 2 de Março) de imóveis com descontos de até 150MIL!
É só falar conosco pelo inbox da nossa página para receber nosso Catálogo de Descontos.
Esperamos por você!